Informação: Um mistério chamado Ongoing: Parte 1/4 – A fénix renascida

PRÓLOGO: “Um mistério chamado Ongoing” é uma série informativa que pretende oferecer pistas que ajudem a decifrar a incógnita que tem sido este grupo empresarial português, envolvido em diversos “casos” polémicos e de quem o público em geral parece saber muito pouco. Este é o primeiro de quatro capítulos.

A Ongoing tem sido, ao longo dos últimos seis anos, uma das empresas com maior ascensão no panorama empresarial português. Assim como uma das mais mediáticas.

O primeiro registo de elevada exposição dá-se em 2006 com a aquisição da participação de 2% na PT, adquirida a Patrick Monteiro Barros. Em 2007 a família Rocha dos Santos, proprietária da empresa, estreou-se na lista das famílias mais ricas do país elaborada pela revista Exame.

A partir daí o grupo foi aumentando exponencialmente a sua projecção, e o estatuto do seu mentor acompanhou a tendência. Nuno Vasconcellos, filho de Luiz Vasconcellos e Isabel Rocha dos Santos, é a face da Ongoing. É ele o homem forte do negócio da família.

De uma empresa familiar que é reflexo do percurso empresarial dos Rocha dos Santos. Ou pelo menos foi dessa forma que Nuno Vasconcellos descreveu por diversas vezes a Ongoing.

A tradição familiar de que fala é inquestionável. Apesar da estreia na lista da Exame, a família de Isabel Rocha dos Santos possui um passado de respeito na economia portuguesa. Foi, durante largos anos, detentora da extinta Sociedade Nacional de Sabões (SNS), cujas vendas chegaram a representar 0,2% do PIB nacional.

Contudo, os pergaminhos gloriosos revelaram-se insuficientes para salvar a pérola que atravessou três gerações de falir na década de 90.

Pelo que a Ongoing surge como uma Fénix, renascida das cinzas da SNS.

Sabe-se que nos últimos seis anos a Ongoing foi dos grupos portugueses que mais investiu em acções. Não se sabe, com certezas, o que impulsionou a travessia dos Rocha dos Santos desde a falência do seu império até à construção de um novo.

A origem da pujança finaceira da Ongoing alimentou dúvidas. Mário Crespo, em 2010, verbalizou aquilo que pairava na cabeça de muita gente: “como é que numa altura em que ninguém tem dinheiro para nada aparece um grupo com dinheiro para tudo, a adquirir propriedade pública e com investimentos em propriedade pública?” questionou o jornalista.

A pergunta não teve resposta concreta, Nuno Vasconcellos falou em “perseguição”.

Continua a não ser possível identificar concretamente as causas que levaram a ascensão depois da queda, e a história conhecida do pré-Ongoing é simples e curta em episódios.

De 97 a 2004, Nuno Vasconcellos dirigiu a sucursal Portuguesa da maior consultora de liderança do mundo, a Heidrick & Struggles, cujo modelo de negócio consiste em identificar e direccionar gestores de grande valia para o mercado empresarial.

Em 2004, foi vendida a última parcela dos terrenos de Marvila pertencentes à antiga Sociedade Nacional de Sabões. Um negócio que rendeu, na totalidade, cerca 26,2 milhões de euros.

E a partir desse ano, a Ongoing passa a fazer parte do universo da família Rocha dos Santos.

No entanto, ao contrário do que a história recente pode sugerir, a criação do novo baluarte familiar não implicou o imediato regresso à glória.

Na verdade, o recém-criado grupo ameaçava tornar-se num caso bicudo. Até 2007, ano da entrada na PT, as dívidas da Ongoing ascendiam aos 800 milhões de euros, ao mesmo tempo que a fortuna da família era avaliada em 312 milhões.

A partir desse ano, a Ongoing descolou para uma ascensão meteórica que a transformou num dos maiores grupos de TMT (Telecomunicações, Media e Tecnologias), do país, com presença em Angola e Moçambique, na Ásia, e principalmente no Brasil.

Agora, envolvida nos escândalos das secretas e da maçonaria, os fantasmas da SNS surgem para alertar que a hipótese de uma queda violenta e um eventual futuro com ruínas de um império de outrora, são possibilidades reais.

Se os agoiros se confirmam, só o futuro dirá.

Por João Andrade de Oliveiros

NOTA: Para apoiar e continuar a seguir esta série informativa façam like na página do facebook:http://www.facebook.com/pages/Cr%C3%B3nicas-de-um-Jovem-Preocupado/242138499224021

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Informação com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s